A influência da filosofia política de Thomas Hobbes na dogmática jurídica moderna

O Direito como um Sistema Social Autopoiético: auto-referência, circularidade e paradoxos da Teoria e Prática do Direito
9 de agosto de 2003
Os riscos ecológicos e a sua gestão pelo Direito Ambiental
8 de novembro de 2006
Mostrar tudo

A influência da filosofia política de Thomas Hobbes na dogmática jurídica moderna

A Filosofia Política de Thomas Hobbes apresenta-se como importante construção doutrinária do século XVII, a qual exerce forte influência na Teoria do Estado e do Direito nos séculos supervenientes, deixando suas marcas nos pilares do pensamento jurídico moderno. A presente abordagem sobre as influências da perspectiva hobbesiana na Teoria e Práxis do Direito Moderno faz-se através de uma breve reconstrução dos principais aspectos filosóficos e jurídicos aos quais o autor inglês nos apresenta em suas duas principais obras, O Cidadão e Leviatã. A atualidade da Filosofia de HOBBES faz-se evidente diante de uma observação crítica lançada sobre a dogmática jurídica, a qual produz o sentido na Ciência do Direito Contemporâneo.

• CARVALHO, Délton Winter de. “A influência da filosofia política de Thomas Hobbes na dogmática jurídica moderna.” In: Fabrizio Camerini; Gabriela Mezzanotti. (Org.). Para Pensar o Direito. Novo Hamburgo: Editora Feevale, 2006, v. II, p. 211-226.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *