Aspectos configuradores do dano ambiental em suas dimensões individual e coletiva

Regulação constitucional e risco ambiental
15 de março de 2008
A sociedade do risco global e o meio ambiente como um direito personalíssimo intergeracional
3 de julho de 2008
Mostrar tudo

Aspectos configuradores do dano ambiental em suas dimensões individual e coletiva

O presente artigo apresenta uma descrição dos principais aspectos que constituem o sentido jurídico de dano ambiental em suas dimensões individual e coletiva. Partindo do pressuposto de que a reparação dos danos ambientais encontra-se condicionada ao enquadramento jurídico das descrições técnicas dos impactos ambientais “como” danos, faz-se necessário o entendimento dos seus elementos configuradores. A diferenciação entre os aspectos individuais e coletivos do dano ambiental tem grande importância para um aprofundamento da tutela ambiental. Finalmente, a construção do sentido de dano ao meio ambiente e de seus aspectos decorre da saturação ao limite de tolerabilidade. (RESUMO)

• CARVALHO, Délton Winter de. “Aspectos configuradores do dano ambiental em suas dimensões individual e coletiva.” Revista Brasileira de Direito Ambiental, v. 14, p. 29-55, 2008.

Palavras-chave: dano ambiental, responsabilidade civil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>